O som que vem da orquestra

13/06/2011 11:07

 

Camila França

 

Com pouco mais de três anos de existência, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais já se consolidou no cenário musical mineiro. Com apresentações promovidas em todo o estado e em grande parte do país, a Filarmônica vem conquistando público e espaço para a difusão da música clássica em Minas e no Brasil.   

A Orquestra Filarmônica realiza diversas apresentações gratuitas em locais de livre acesso como parques e praças da cidade. Além disso, também oferece assinaturas de pacotes a preço acessível. É por meio dessas iniciativas que a Orquestra contribui para a democratização do acesso à música clássica e na formação de público.

Espaços como o Palácio das Artes, parques e o museu de arte contemporânea Inhotim, recebem frequentemente a música clássica. Esses lugares colaboram para a divulgação do trabalho feito pela Orquestra e para a ampliação do público, que tem se mostrado cada vez mais interessado e assíduo. 

O músico da Orquestra Filarmônica, Werner Silveira, considera esses espaços de extrema importância para o público e para a própria Orquestra. “Quando a Filarmônica se apresenta nesses locais, ela conquista e amplia seu público, levando música de excelência a pessoas de todas as condições sociais ou idades”, enaltece.

  Com os programas de democratização do acesso e com as apresentações cada vez mais freqüentes, o público é quem comemora. “Acho fantástico ver as apresentações realizadas a preço acessível. É um incentivo a mais para ir às apresentações.” Conta o estudante Rafael Correia, que costuma ir às apresentações no Palácio das Artes a um ótimo preço.

  As apresentações da Filarmônica não ficam restritas a espaços na capital e no estado, são levadas também a festivais de música clássica pelo Brasil, como o Festival de Campos do Jordão, Festival de Música Colonial Brasileira e o Rio Folle Journée. A Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, por meio do Instituto Cultural Filarmônica, atua na promoção e na valorização da cultura. Ações culturais, projetos e programas artísticos fazem com que a música clássica seja percebida e admirada por um publico que tem se tornado bastante expressivo.